Curso teórico-prático sobre neuropatia e complicações nos pés de pessoas com diabetes atrai muitos interessados

Voltado para profissionais que atuam na Atenção Primária de Saúde, aulas práticas são grande diferencial; participantes ganham gratuitamente o Algoritmo do Pé em Diabetes, que é de acesso exclusivo aos associados

Dentre os cursos oferecidos pela Sociedade Brasileira de Diabetes no programa SBD Educação sem Fronteiras, o que discute o Pé em Diabetes apresenta grande engajamento e procura. Voltado principalmente para profissionais que atuam na área de Atenção Primária de Saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas e fisioterapeutas, farmacêuticos e outros, o curso, que tem uma parte teórica e uma parte prática, ensina a identificar problemas nos pés das pessoas com diabetes.

O grande sucesso desse curso é o acesso ao Algoritmo do Pé em Diabetes, que tem como propósito facilitar a identificação e o atendimento das complicações nos pés de pessoas com diabetes. O material foi elaborado pela médica endocrinologista Geísa Maria Campos de Macedo e pelas enfermeiras Nilce Botto Dompieri e Maria do Livramento Saraiva Lucoveis, e foi lançado durante o 3º Fórum de Atualização e Inovação em Diabetes, realizado no mês de maio em Fortaleza pela SBD. O mesmo curso foi realizado em Belo Horizonte, em uma parceria com o Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais e a prefeitura daquela cidade, com todas as inscrições preenchidas em pouquíssimo tempo. O sucesso foi tão grande que a prefeitura está solicitando um novo curso, pois já tem uma lista com 110 interessados. 

Apenas associados têm acesso ao Algoritmo, mas, nos cursos eles são entregues gratuitamente a todos os participantes. Trata-se de uma cartilha, em linguagem simples e amplamente ilustrada, que mostra, de maneira fácil,  os problemas que podem ocorrer nos pés das pessoas com diabetes e os procedimentos inicias que devem ser realizados. 

O Departamento de Diabetes, Neuropatias e Complicações nos Pés já tem programado mais dois cursos para este ano.  O próximo será durante o 36º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, da SBEM, que será realizado de 11 a 15 de outubro, no Recife. O segundo será no Pará, na segunda quinzena de novembro, em data a ser confirmada, em evento que será realizado pela Diretoria Regional da SBD. 

Confira os acontecimento do evento: