

José Diogo Martins
“Alguns anos vivi em Itabira
Principalmente nasci em Itabira
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.”
(Carlos Drummond de Andrade)
Nascido em Itabira em 1932, onde viveu até 1953. Em BH, formou-se em medicina pela UFMG em 1962; em 1964, termina a formação especializada em Endocrinologia e Metabologia na Clínica Médica 1ª da FMUFMG, dirigida pelo Professor Caio Benjamim Dias, tendo como preceptores Roberto Mundin Pena, Moysés Purisch e Vitor Coronho.
A seguir, colabora com o ensino da disciplina no Hospital da Cruz Vermelha, Alameda Ezequiel Dias e Hospital das Clínicas. Em 1966, passa a médico assistente efetivo da Santa Casa e professor assistente na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, contribuindo para a formação de futuros endocrinologistas nas enfermarias da Santa Casa.
Na SBEM desde 1964, participou de várias atividades e cargos regionais e nacionais, com destaque para os cargos de 1º secretário nacional, presidente SBEM MG e comissão do TEEM durante 22 anos.
Como feito relevante, conseguiu o reconhecimento da SBEM-nacional para a residência de Endocrinologia e Metabologia em Minas Gerais – até então, os pretendentes à especialidade recorriam a outros centros, inclusive fora do Brasil. Em janeiro de 1975, foi inaugurada a residência de Endocrinologia da Santa Casa de BH, credenciada pela SBEM. Foi seu coordenador por mais de 20 anos consecutivos.
Co autor dos livros Emergências Clínicas, Tratado de Endocrinologia e Cirurgia e Psicossomática: teoria e prática ( Geraldo Caldeira).
Fez formação em PSICANÁLISE, atividade que o contagiou sem, contudo, distanciá-lo de sua paixão primordial, a Endocrinologia.
Escrito por Diana Viegas